quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Algumas das belíssimas obras de arte do Caraça em fotos do MR


Entre as atrações que mais me fascinam no Parque do Caraça e no conjunto onde está o antigo Colégio e Seminário, no município de Santa Bárbara (MG), estão os vitrais da igreja em estilo neogótico  de Nossa Senhora Mãe dos Homens e, sobretudo, o quadro A Santa Ceia, que é considerado uma das obras-primas da pintura brasileira de todos os tempos.  E, durante o nosso IV Encontro, tive a oportunidade preciosa de fotografá-las em detalhes, que divido aqui com os nossos colegas easistas e demais leitores deste blog.

[Clicando em cima de cada uma das fotos, ela pode ser vista ampliada, mostrando mais detalhes dessas obras, o que as torna ainda mais maravilhosas).



A Última Ceia, quadro datado de 1828 de Manuel da Costa Ataíde, o mais importante pintor do Barroco Mineiro (Séculos XVII e XVIII), é com certeza a obra de arte mais valiosa e mais famosa do antigo Seminário do Caraça. Esta pintura fica exposta permanentemente em local de destaque na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. O detalhe curioso é que o apóstolo Judas Iscariotes, com o seu saquinho de moedas, está sempre olhando para o observador -- esteja este onde estiver. Sobre esta pintura, vale ler o que está escrito na minibiografia do autor, na Wipédia (link aqui).


Os belíssimos vitrais da igreja  em estilo neogótico de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no antigo Colégio Caraça, também são verdadeiras obras de arte. Aqui, a foto mostra um detalhe da cena bíblica do Nascimento do Menino Jesus.



Este outro vitral apresenta a cena bíblica do Menino Jesus aprendendo o ofício de carpinteiro, com seu pai, São José, sob o olhar de Nossa Senhora.



Neste terceiro vitral, Jesus, ainda menino, aos 12 anos, 
prega aos sábios, no Templo de Jerusalém.


Neste quarto vitral, o Menino Jesus é apresentado no Templo (leia
a atualização abaixo feita a partir de um puxão de orelhas que o Santana, corretamente, me deu e eu aceito de bom grado, pois, de fato, devo ter fugido da aula de História Sagrada a que ele se refere -- rs rs rs) 


Este quinto vitral mostra a cena bíblica em que Jesus realiza o milagre 
da transformação da água em vinho, durante as Bodas de Caná (eu havia dito aqui, nesta legenda, anteriormente, até o já citado puxão de orelhas, que teria havido também a multiplicação dos pães durante as tais bodas bíblicas 
-- vejam a minha ignorância).
[Nesta foto dá para se ver a parte superior do vitral, que também é muito bonita]


Este sexto vitral mostra um Anjo com as Tábuas da Lei (Os 10 Mandamentos).


E neste sétimo vitral, também em formato circular, como o anterior, um Anjo com a inscrição das palavras iniciais do Evangelho de São João, "In principio erat verbum" (No principio era o Verbo). Eu havia escrito anteriormente que se tratava das palavras iniciais do Gênese. Santa ignorância a minha! Vide a observação 3 abaixo.

Atualização em 19/12/12:

Eu havia feito esta postagem no dia 18 de outubro e, como houve poucos comentários, acabei nem voltando aqui para ver se estava tudo em ordem.  Acontece que dois dias atrás, recebi um e-mail do caro easista Santana (Antônio José Ferreira), nosso colega residente em Lavras e também sub-editor deste Blog), fazendo uma série de correções nas legendas do meu post, as quais resolvi incorporar com destaque.

   Primeiro, transcrevo logo abaixo (em azul) o seu e-mail e, na sequência, farei um rápido comentário:

-----------------------------------

Caro Marcos Rocha,
Olá como vai, tudo bem? E o Concurso de fotos, recebendo boa votação?
Estou mandando esta mensagem para sugerir-lhe algumas correções nas legendas das fotos da Igreja do Caraça, que observei, agora, revendo a postagem.
Parece que o amigo faltou a algumas aulas de religião (História Sagrada) do Pe. Humberto, ou então, é o efeito do tempo (risos).
Penso que algumas imprecisões deveriam ser corrigidas. Brincadeira à parte, acredito que tenha sido nada mais que um lapso do amigo, que pode acontecer a qualquer um de nós. Se passou pela revisão, desculpe-me não ter percebido e lhe alertado a tempo.
Seguem as sugestões:
1. Na quinta foto (quarto vitral), onde consta na legenda "Jesus é apresentado aos Reis Magos", o correto é: "Jesus é apresentado no Templo" (quarenta dias após o nascimento). Conforme costume entre os judeus na época, todo primogênito devia ser apresentado no Templo aos 40 dias após o nascimento, levando o pai e a mãe um casal de pombos, como uma oferta a Deus.
2. Na sexta foto (quinto painel), o milagre foi apenas da transformação da água em vinho nas Bodas de Caná e não da multiplicação dos pães, que se deu em outra ocasião (Sermão da Montanha).
3. Na última foto, as palavras citadas "In principium erat Verbum" são do início do Evangelho de João e não do gênese. O gênese começa assim: No princípio criou Deus os céus e a terra ...
Outra sugestão (todavia, não essencial) seria colocar os vitrais em ordem cronológica da vida de Jesus. Ou seja, após o quadro da Santa Ceia (obra prima do Mestre Ataíde), apresentar primeiro a foto do vitral do nascimento de Jesus (aliás como já está), vindo, em seguida, os vitrais da apresentação no Templo, de Jesus entre os Doutores da Lei, de Jesus aprendendo o ofício de carpinteiro, do Milagre de Caná, do anjo com as Tábuas da Lei e, por último, o vitral com a inscrição "In principium erat Verbum".
Na oportunidade, parabéns pelas excelentes fotos. Não sei porque não as inscreveu no concurso. Acho que você ficou com dó de "nosotros". Seria até covardia (risos). Ganharia todos os três prêmios e mais ... se houvesse!
Um abraço,
Santana
                                                --------------------- 
Meu comentário: 
Realmente, caro Santana e demais leitores, fiz a postagem sem submetê-la aos outros integrantes do Conselho Editorial, porque se tratava apenas de textos-legendas (explicativos) das fotos que havia feito na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça, e que, na verdade, eram o que queria destacar neste post.  Não imaginei que estivesse dando uma bola fora tão grande...
Peço desculpas ao demais integrantes do Conselho Editorial e a todos os leitores que acabaram sendo contaminados pela minha desinformação bíblica. E agradeço de modo especial ao caro Santana por estas correções.  Só lamento não poder atender à sugestão que ele faz de mudar a ordem das fotos, para que estivessem na ordem cronológica da vida de Jesus, porque aí, por causa das minhas dificuldades com as ferramentas de edição do blog, seria muito mais complicado.  Abraços a todos.  
Marcos Rocha

   







10 comentários:

  1. Ao examinarmos o link que o Jornalista Marcos Antônio Rocha colocou em sua postagem acima,o qual nos remete à biografia do Mestre Ataíde no Wipedia, esbarramos com outro link, que, por sua vez, nos leva a uma passagem bastante interessante que ocorreu com o quadro da Última Ceia (vide primeira foto da postagem): o quadro foi emprestado ao Governo de Minas para a inauguração do Palácio das Artes em Belo Horizonte, isso nos anos 70 do século XX.... para ver esse curioso e demorado passeio da belíssima obra de arte, copie para sua barra de endereços o seguinte link: http://www.santuariodocaraca.com.br/peregrinacao/ceia_de_ataide.php

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marquinhos, pela oportunidade que estamos tendo de conhecer obras tão importantes. Abraços-Benone

    ResponderExcluir
  3. José Geraldo d´Assunção18 de dezembro de 2012 às 10:59

    Ei Marcos!

    Obrigado por nos presentear também com a sua arte de fotografar. É um belo trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Prezados Lulu, Benone, José Geraldo D'Assunção e Santana:

    O comentário do Luiz Alfenas valorizou ainda mais esta postagem. E no e-mail que nos mandou no dia 14/12 informando sobre o comentário que havia feito, ele me fez um elogio que, embora imerecido, me deixou ainda mais satisfeito, chamando esta postagem de "luxuosa". Obrigado, Lulu.

    Idem, meus melhores agradecimentos aos comentários dos prezados Benone e José Geraldo.

    E, quanto ao Santana, nada pude fazer melhor do que levar o comentário dele para dentro do post, tão pertinentes e adequadas foram as suas sugestões e observações. Caro Santana: obrigado pelo puxão de orelhas, sei que foi dado com o mesmo carinho com que, antigamente, a gente puxava as orelhas dos filhos pequenos e os professores mais rígidos
    dos maus alunos, como é o meu caso, por ter faltado às aulas de História Sagrada do Padre Humberto. Aliás, acho que no meu tempo e no do Seoldo, do Max e outros contemporâneos da mesma turma não era ele o professor de Religião ou de História Sagrada. Mas também não estou certo disso... Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcos Rocha,

    Agora você me tirou a escada e me deixou no ar segurando a broxa! Lendo a sua atualização no post, fiquei de queixo caído. Estou sem palavras para expressar a minha admiração por sua atitude e me redimir se lhe passei a impressão de querer puxar-lhe as orelhas. Longe de mim, quem sou eu?

    Em compensação, você nos deu uma lição de humildade, característica das pessoas sábias, que aceitam críticas. Você além de não recriminar, ainda procurou enaltecer o crítico.

    Obrigado pela sua compreensão e exemplo.

    Um abraço do amigo que ainda mais o admira,

    Santana

    ResponderExcluir
  6. Prezado Santana:

    A expressão ''puxão de orelhas'' a que me referi foi, apenas, uma metáfora, em tom bem-humorado -- sei perfeitamente que você não fez suas observações como admoestação e, sim, para que nossos posts tragam sempre informações precisas e corretas. Foi exatamente por isso que resolvi dar destaque ao seu e-mail e torná-lo parte do post. Quanto aos outros elogios, mais uma vez só tenho a lhe agradecer. Abração, amigo. MR

    ResponderExcluir
  7. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with
    Search Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good
    results. If you know of any please share. Thanks!

    Also visit my page; interiordesign

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Marcos Rocha, há algum tempo esta sua postagem atingiu o topo do rank de acesso: é a mais vista desde a criação de nosso Blog. Para mim isso não foi surpresa, pois desde sua publicação, em outubro de 2012, eu já vinha acompanhando a evolução do interesse por ela nas estatísticas do Blogger.
    Esta postagem, a meu ver, saiu do foco exclusivo dos easistas e ganhou chão entre aqueles que gostam de obras de arte retratadas por fotos de qualidade.

    ResponderExcluir
  9. Thanks for a marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you
    can be a great author.I will remember to bookmark your blog and will often come
    back down the road. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice
    morning!

    My web site ... Private Profit Plus compensation plan

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Lulu pela lembrança do aniversário de um colega que já partiu. Hoje, 31/12/2015 MArcos Rocha faria mais um ano de vida, infelizmente tal fato não poderá mais ser concretizado, para nossa infelicidade. Marcos Rocha para mim era um mito, desde os tempos de seminario. Lembro-me que eu era bem mais tímido do que sou hoje, pertencia ao quadro dos menores e Marcos era dos maiores. Eu não recordo de conversar com os
    maiores com exceção do Bessa, mas , com Marcos Rocha era diferente, ele me dava oportunidade de dialogar com ele. Graças a Deus no nosso primeiro Encontro em 2008 tive a oportunidade de falar isto com ele. Admirava sua raça como jogador de futebol defendendo o time do seminário contra Sparta, Comercial, Botafoguinho, etc.
    Sim, eu também sempre achei Marcos um entusiasta dos nossos Encontros, perdemos não só um amigo leal mas uma pessoa extremamente ética.
    Parabéns pela lembrança de MARCOS ROCHA.

    ResponderExcluir